Turismo

Porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina - maior reserva de mata atlântica do Brasil, São José do Barreiro está entre aquelas localidades que atraem por sua beleza natural composta por trilhas na mata, cachoeiras, áreas verdes, doces, comida caseira e a hospitalidade característica do interior paulista.

São José do Barreiro surgiu com os tropeiros, que desciam a serra carregados com o ouro mineiro para ser embarcado nos portos de Mambucaba e Paraty, e subiam com peixe seco, cachaça, farinha, dentre outros mantimentos, que eram comercializados no percurso de volta a Minas Gerais.Uma das travessias de rio no caminho, com o constante tráfego de tropas, transformou-se em um grande atoleiro, que muito dificultava a passagem das tropas. Com o tempo, surgiram ranchos de descanso para os tropeiros e o local passou a ser conhecido como “Barreiro”.

Esses ingredientes que deram nome à cidade - obstáculos na estrada e lama, entre outros - fazem dela o paraíso perfeito dos amantes do off-road. As diversas trilhas que levam aos pontos turísticos locais oferecem vários graus de dificuldade que satisfazem desde os pilotos iniciantes até os mais experientes.

São José do Barreiro também oferece inúmeras possibilidades para outros esportes de aventura como mountain bike, jet ski, cavalgada e rampa natural para a prática do vôo livre a 1.700 metros.

Confira outros pontos turísticos, opções de lazer e informações importantes antes de vir para este paraíso:
Igreja Matriz de São José

Uma das construções da época do Brasil Colônia, inaugurada em 1881. De arquitetura neoclássica, possui seu arcos, portas e janelas inspiradas na canga do boi, com forte influência mineira.
Parque Nacional Serra da Bocaina 

Fica a 19 km da pousada e entrada é gratuita.   Com inúmeras cachoeiras, é ótima opção para um passeio bem divertido.

Quem quer fazer trekking e também conhecer as cachoeiras mais distantes que existem no Parque, aconselhamos contratar um serviço de guia para garantir que o passeio seja tranquilo e com segurança pois as trilhas de acesso são mais longas e acessos mais difíceis.




Cachoeira Santo Izidro -  é a cachoeira mais próxima da entrada do Parque, com acesso fácil,  após  30 a 40 minutos de caminhada leve. As várias quedas, que chegam a 80 metros de altura, formam uma imensa piscina natural de águas limpas e indicadas para banhos.  





Rampa de vôo livre



 Cachoeirão do Formoso



Outras inúmeras cachoeiras circundam a cidade. Próxima ao centro, o balneário da Água Santa possui uma grande piscina de água natural formada entre as pedras do rio Barreiro, é uma ótima opção para quem quer se refrescar e ficar em harmonia com a natureza.
Outra cachoeira bastante frequentada por turistas é a do Formoso, mais conhecida como Cachoeirão, devido ao fácil acesso por uma estrada de terra de poucos quilômetros em bom estado.


Represa do Funil


Localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, é uma imensa área de lazer onde são praticados esportes náuticos, natação e pescaria.
Cachoeira da Mata

Balneário Água Santa

Cachoeira da Usina

Cachoeira do Paredão 

Passeios à cavalo 

Ruínas da Casa de Pedra


Antigo Cine Theatro São José  - Construção datada de 1826
Fazenda Pau D´Alho
Construída em 1817 e recebeu D. Pedro I em sua viagem que levou à proclamação da independência. Tombada pelo Patrimônio Nacional e Estadual, foi restaurada e hoje é um marco histórico que se destina a atividades culturais e ecológicas. A fazenda é toda circundada por muros de pedras. O pátio interno é cercado por senzalas, cavalariças, tulhas e outras dependências. O embasamento é de pedra e as paredes de pau-a-pique.

Escadaria feita por escravos que leva ao Cemitério Velho


O Cemitério dos Escravos ou Cemitério Velho foi construído em 1860. Leva este nome porque foi inteiramente construído por escravos e possuir um túmulo com os restos mortais dos últimos escravos de São José do Barreiro. Abriga em seus túmulos os "Coronéis" do Período áureo do Café. Quase todos os túmulos tinham figuras lapidadas em mármore trazidos de Carrara e os brasões em bronze revelavam a importância das famílias de barões, condes e viscondes; títulos recebidos da corte do Rio de Janeiro.Tudo em mármore, anjos, estátuas e cruzes eram enfeitadas pôr gravuras de artistas desconhecidos, vindos da Europa para o Vale do Paraíba, atrás do dinheiro dos ricos fazendeiros da região.




Para quem prefere um passeio tranquilo, uma opção é andar pelo centro histórico da cidade com casas de estilo colonial, casarões de taipa, ruas calçadas com paralelepípedos, tomar sorvete de pistache sentado em um bancos da pracinha central em companhia de pessoas tranquilas que moram por aqui. Outro passeio interessante é visitar as antigas fazendas da época do café.

Para os amantes da fotografia, a região é rica em fauna e flora. Impossível não se encantar com a diversidade da Mata Atlântica. 









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...