12 de março de 2020

Dicas de passeios na Serra da Bocaina e São José do Barreiro

História e localização


Localizada a 214 km do Rio e a 285 km de São Paulo e aos pés da Serra da Bocaina, a cidade de São José do Barreiro tem como principal característica, a tranquilidade. Foi fundada pela uma família de tropeiros provenientes de Minas Gerais. Sua história está ligada à época áurea do cultivo do café com seus casarões construídos no séc. XVIII. Um dos seus principais atrativos é o Parque Nacional da Serra da Bocaina. 

Como a Pousada Encanto da Bocaina está localizada em ponto estratégico da Serra da Bocaina, permitindo acessar facilmente a cidade de São José do Barreiro e o alto da serra, separamos aqui algumas dicas de passeios incríveis para essas duas opções!

dicas de passeios na serra da bocaina




o que fazer na serra da bocaina
Créditos Imagens - Instagram SJBarreiro e Bruno_Rezende

Conheça as fazendas históricas da região que erguidas no séc XVIII que fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade. A imponência arquitetônica da época é um charme à parte e proporcionarão a vocês uma visão panorâmica das raízes da região. Algumas delas possuem visita guiada, passeios à cavalo, almoço.

Fazendas Históricas em São José do Barreiro

Fazenda Pau D´Alho – Construída em 1817, tem seus muros de pedra num elevado, lembrando fortes medievais.  Aberta para visitas de quinta a domingo de 9h às 16h 
Deve-se fazer agendamento prévio com a Prefeitura de São José do Barreiro pelo tel 12 31171288 ou por e-mail – gabinete@saojosedobarreiro.sp.gov.br)


 


Fazenda São Francisco – construída em 1813, hoje conta com visitas guiadas, hospedagem, cavalgadas, museu, loja de artesanato e muito mais.


Visitas somente com agendamento! (12) 31171264/ (21)99971-7223 Eliana / Walton





Créditos :  Fazenda São Francisco( divulgação)
Créditos :  Fazenda São Francisco( divulgação)


Créditos :  Fazenda São Francisco( divulgação)


Fazenda da Barra – construída entre 1851 e 1859, hoje, dedica-se a plantio de árvores nativas, ao turismo histórico cultural, com visitação, além de hospedagem, alimentação, ecoturismo e cavalgadas.

Visitas - agende (12)3117-1166 / (24)9823-1154 Paulo / Daniela








Fazenda São Benedito – Construída em 1887 conta com uma intrigante e sensacional história que pode ser contada por lá, hospeda e também produz magnífica cachaça e cerveja artesanal.



Agende – (12) 99118-3581




Cachoeiras  na cidade

Cachoeira da Usina

Cachoeirão do Formoso


Cachoeira da Mata

Cachoeira das Esmeraldas

Em geral as cachoeiras são de fácil acesso, com pequenos e leves trechos de caminhada.



Cachoeira da Usina

Cachoeirão do Formoso




Cachoeira da Mata


Cachoeira da Esmeralda




No Parque Nacional da Serra da Bocaina

Cachoeira Santo Izidro  - a 45 min a pé da portaria do parque, por parte da Trilha do Ouro

Cachoeira das Posses -  a 2h de caminhada da portaria do parque









Trekking

Pico da Bacia - aproximadamente 2h30 de caminhada

Pico do Tira Chapéu - aproximadamente 3h de caminhada

onde se hospedar na serra da bocaina

Créditos  MW Trekking



Agências


Bocaina Experience  - (21) 9715-40339

MW Trekking – (12)3117-1220 / (12) 99728-1174

Recomendamos que estes passeios sejam realizados com os guias de agências locais que farão destas experiências algo muito mais tranquilo e enriquecedor.

de passeios na serra da bocaina
Algumas sugestões:

Estamos a 7 km da tranquila Praça Central da cidade, onde tem restaurantes, cafés, farmácias e supermercados. E a 19 km da entrada do Parque, que tem entrada gratuita e com seu horário de funcionamento de 8h às 17h. Os carros permanecem na portaria do parque e os passeios feitos a pé, não sendo permitida a entrada de nenhum animal que não faça parte daquele bioma.

Seja subindo a Serra ou descendo para cidade, os passeios são variados sempre em cenários multicoloridos e verde de todos os tons.
Cidade - Explore a cidade a pé e viva uma experiência diferente caminhando pelas ruas tranquilas da cidade com seus casarios coloniais cheios de histórias, vocês poderão vivenciar a cidade como um legítimo morador! Tome um sorvete, café ou experimente a Dita, cerveja artesanal da cidade na praça e logo uma prosa espontânea com alguém acontecerá. 










Mas há outras opções de passeios mais exclusivos e personalizados. Indicamos que procure uma agência que ajustará o seu tempo disponível aos seus anseios.

Parque – Na volta do parque almoce na Fazenda Lageado (somente com agendamento)  ou no Recanto da Floresta e depois assista um incrível pôr do sol no mirante da rampa de vôo livre no km 21.

Rest. Faz. Lageado  - km 23,5 (12) 99610-8533

Rest. Recanto da Floresta - km 23,8 (12) 99726-7976/ 99728-1174


dicas de passeios na serra da bocaina


Bem vindos à Serra da Bocaina e bom passeio!




Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...