Nesta época, somos visitados por uma revoada de formigas saúvas, mais conhecidas na região por bitú. Elas medem aproximadamente entre 3 a 4 cm..acho... Não é difícil ver um monte de crianças pela estrada com garrafas Pet a procura delas. Para quê? O abdômen da bitú , torrada com farinha de mandioca é uma iguaria da culinária da região do Vale do Paraíba...é uma tradição passada pelos tropeiros. Estas formigas foram muito apreciadas por Monteiro Lobato, que em certa ocasião disse a seguinte frase: " O içá é o caviar do taubateano".
Logo assim que ela desce , começa um movimento frenético para se livrar de suas asas a fim de começar um novo sauveiro( registrado na foto) . É nessa hora que ela é capturada, para virar farofa. Dizem que é muito bom...
De qualquer forma, mesmo que não seja para comer...é uma diversão garantida caçar as bitus. Ouvi dizer que cada Pet de 2 litros vale R$ 5,00...ainda dá para ganhar uma graninha.
Hoje registrei uma da operárias, cortando meus queridos eucaliptos. Ahhhhh danadinhas...
Elas cortam pedaços de folhas, carregam para os ninhos e lá criam os fungos que viram seu alimento.
São chamadas ainda, entre outros nomes, de cabeçuda, caçapó, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-cabeçuda, formiga-caiapó, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-da-roça, formiga-de-mandioca, formiga-de-nós, formiga-de-roça, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, maniuara, picadeira e roceira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário