21 de julho de 2011

formiga cortadeira, içá, tanajura, bitu

Um fato bastante curioso que pode ser vivenciado no sítio nos meses de agosto, setembro...


Nesta época, somos visitados por uma revoada de formigas saúvas, mais conhecidas na região por bitú. Elas medem aproximadamente entre 3 a 4 cm..acho... Não é difícil ver um monte de crianças pela estrada com garrafas Pet a procura delas. Para quê? O abdômen da bitú , torrada com farinha de mandioca é uma iguaria da culinária da região do Vale do Paraíba...é uma tradição passada pelos tropeiros. Estas formigas foram muito apreciadas por Monteiro Lobato, que em certa ocasião disse a seguinte frase: " O içá é o caviar do taubateano".

Logo assim que ela desce , começa um movimento frenético para se livrar de suas asas a fim de começar um novo sauveiro( registrado na foto) . É nessa hora que ela é capturada, para virar farofa. Dizem que é muito bom...


De qualquer forma, mesmo que não seja para comer...é uma diversão garantida caçar as bitus. Ouvi dizer que cada Pet de 2 litros vale R$ 5,00...ainda dá para ganhar uma graninha.

Hoje registrei uma da operárias, cortando meus queridos eucaliptos. Ahhhhh danadinhas...



Elas cortam pedaços de folhas, carregam para os ninhos e lá criam os fungos que viram seu alimento. 

São chamadas ainda, entre outros nomes, de cabeçuda, caçapó, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-cabeçuda, formiga-caiapó, formiga-carregadeira, formiga-cortadeira, formiga-da-roça, formiga-de-mandioca, formiga-de-nós, formiga-de-roça, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, maniuara, picadeira e roceira.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...