Páginas

25 de julho de 2012

Feito "nas coxas" !



A produção de telhas feitas, literalmente, nas coxas, teve início no final do século XVI. O método era muito comum até o início do século XIX. Na época da escravidão no Brasil, os escravos doentes ou impedidos de realizar trabalhos pesados eram levados a realizar uma tarefa relativamente mais fácil. Quem dá a explicação é o historiador Chiquinho de Miguel. Ele relata ainda que os negros eram os responsáveis por moldar as telhas em suas coxas com folha de bananeira untada com  um tipo de azeite. As pernas algumas vezes ficavam em carne viva, pois o barro estava em alta temperatura.
"As telhas eram marcadas com os dedos em formas diversas. Era como um selo de seu trabalho, um carimbo no barro quente. Com isso, os feitores sabiam quem trabalhava ou não", diz. 
O historiador ressalta que um dos problemas desse tipo de fabricação de telha é que cada escravo possuía um tamanho e formato diferentes de coxa, ficando desiguais quando colocadas nos telhados.
"Com a chuva vinham as goteiras e com a aparência que todo o serviço era mal feito. Dai a expressão "feito nas coxas", confirma o historiador.
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...