3 de novembro de 2021

IÇÁ Alimento do passado e do futuro

A Içá, nome dado a rainha das chamadas saúvas ou formigas-cortadeiras no Brasil, especialmente aquelas maiores da espécie Atta cephalotes, insetos da família dos formicídeos. São chamadas ainda de: saúva, saúba, formiga-cortadeira, formiga-carregadeira, formiga-de-mandioca, formiga-cabeçuda, formiga-de-roça, roceira, cabeçuda, caçapó, maniuara, caiapó, carregadeira, cortadeira, formiga-caiapó, formiga-da-roça, formiga-de-nós, formiga-saúva, lavradeira, manhuara, tanajura, picadeira e formiga-de-taboca.



     









No Brasil, a saúva apesar de ajudar a enriquecer o solo e dar origem a florestas é tida como uma das mais importantes pragas agrícolas, sendo tão abundante e ativa nas lavouras que os primeiros colonizadores a denominava de "o verdadeiro Rei do Brasil". 

Entre os anos de 1816 e 1822, o naturalista francês Auguste de Saint Hilaire, tendo escrito importantes livros sobre os costumes e paisagens brasileiro, disse: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil. 

Atualmente a região mais conhecida por consumir içás é o Vale do Paraíba paulista, onde estamos localizados. Mas, há relatos deste consumo em outras regiões. O consumo de içá era bastante comum nas tribos indígenas brasileiras, comido com farofa de mandioca torrada.

Mais tarde quem também passou a consumi-las foram os tropeiros em suas viagens. O fato chamou a atenção de Padre Anchieta, que considerou como um hábito curioso que os nativos, em determinada época do ano ficavam ansiosos para colher, aos saltos, “frutos” que vinham do céu.



Atualmente as içás vem tomando espaço na alta gastronomia e se popularizando, não só por sua excentricidade mas também pelo caráter de alimento sustentável e ecológico. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) uma formiga gasta 80% a menos que um boi para produzir 1 kg de massa. Em tempos de escassez quanto menos água, área verde e ração se gastar para ser produzido melhor será para o meio ambiente.

            






As Içás reconhecida FAO – Unesco – ONU pela sua qualificação alimentar por sua proteína vegetal, raridade na humanidade. Servir as farofas Içás envolvidas em folhas “ora pro nobis” outra iguaria magnífica da região sudeste homenageamos as Minas Gerais, Tiradentes – Mártir da independência brasileira e D. Pedro por usa passagem nesta Pindamonhangaba no ir e vir para proclamar a Independência do Brasil

O teor de gordura na formiga içá é o maior da classe de insetos. Já utilizada na culinária brasileira, seu alto teor de gordura fornece sabor as preparações.

A formiga da espécie Atta cephalotes (Içá) possui mais proteínas (42,59 %) do que a carne de frango (23 %) ou bovina (20 %).


Em nosso restaurante, o risoto de içá com ora pró nobis é um prato bastante apreciado. Quando vier, experimente!



Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...